Antes de você pensar em criar posts para seu Blog, você precisa fazer as devidas configurações de otimização em seu site. Porque depois que ele já estiver indexado no Google… Serão muitas as dores de cabeça e o tempo necessário para consertar seu site será muito grande.

Depois que você acabou de instalar o WordPress na sua hospedagem, e antes mesmo de se preocupar com temas ou plugins, é de extrema importância fazer a configuração inicial, deixando seu site preparado para o Google (SEO), que é o que mais importa…

Defina a linguagem

Deixar seu WordPress na linguagem que mais lhe agrada é o básico para que você sinta-se confortável ao manipular a ferramenta. Alguns iniciantes acabam não gostando do primeiro contado com o painel e esse ponto não estando resolvido, pode ser determinante para a sua desistência.

Clique em Painel ou Dashboard, dependendo da linguagem padrão que foi instalado seu WordPress. Em seguida vá em Configurações ou Settings e aguarde a próxima tela:

Configurar inicio WordPress

Agora, em Site Language ou Idioma do Site, escolha a língua de sua preferência, role a tela para baixo e clique em salvar alterações.

Configuracao De Linguagem no WordPress

Configurações de leitura

O mais importante aqui é escolher se você vai querer mostrar todo o conteúdo dos artigos na sua página inicial ou apenas um resumo do conteúdo. Mas sinceramente, recomendo que deixe apenas o resumo. Dessa forma sua página inicial ficará mais organizada e com o mesmo tamanho de amostra para cada post.

Mostrar resumo WordPress

ATENÇÃO: Se você deseja que seu site apareça no Google, Bing e Yahoo, NÃO MARQUE a caixa “Evitar que mecanismos de busca indexem este site”, logo antes do botão salvar.

Configurações de Discussão

Aqui, nada que seja obrigatório, apenas mostro duas configurações que, particularmente gosto bastante:

Configuração de discussão WordPress wordpress

A primeira opção “Tentar notificar blogs com links a partir do artigo” significa que cada post seu que linkar para outro blog, o autor desse receberá um comentário com um link para o seu post. A opção de baixo, que já vem marcada, faz exatamente o contrário, avisa você que alguém criou um link para o seu site.

Outro ajuste que gosto aqui é o de deixar os comentários mais recentes no topo, assim você sempre terá novidades. Do contrário, o primeiro comentário estará condenado a ficar para sempre aparecendo em primeiro lugar.

Links Permanentes

E como gosto de deixar o melhor para o final, as URLs amigáveis que tanto se fala em SEO são exatamente aqui que se configuram:

Links permanentes e SEO WordPress

“Nome do post” é a melhor maneira de organização das URLs, mas outra configuração que nunca vi ninguém mencionar é a Base de categorias. Se deixar em branco este campo, ao filtrar as categorias, o WordPress mostrará em inglês sua URL. Como por exemploseudominio.com/category/suacategoria. Escrevendo categoria, sua URL ficará seudominio.com/categoria/suacategoria.

Na Base de tags não é necessário se preocupar, afinal de contas, tag é tag tanto em inglês como em português.

E se restou alguma dúvida…

Se ficou alguma dúvida até aqui, eu preparei o mesmo conteúdo em vídeo. Eu espero muito que este post sirva para ajudar você em sua estratégia web. Um grande abraço e até mais. <o/

Não deixe de ler também os 4 melhores bancos de vídeos gratuitos. Sua estratégia em vídeo será muito mais profissional assim.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *