Eu vejo muita gente sem saber o que fazer e muito menos como configurar o plugin Yoast SEO. Alguns somente baixam e ativam o plugin e acham que estão fazendo SEO dessa maneira.

Tudo o que você precisa saber sobre este plugin para o próximo ano de 2018, vou te entregar aqui. Fica comigo até o final e vamos juntos turbinar esse plugin!

Instalação e Ativação

Sem perder tempo, vamos para a instalação do plugin no seu Painel de Controle do WordPress, vá em Plugins, Adicionar novo e digite na caixa de pesquisa: “seo”. O primeiro plugin que deve aparecer é o Yoast SEO, da Team Yoast:

Plugin Yoast para WordPress

Agora você precisa ativar o plugin:

Ativar plugin WordPress

Conectando ao Google Search Console

Já na primeira notificação do plugin, ele requer a conexão ao Google Search Console, o antigo Webmaster Tools, para verificar que o site que você está configurando é seu:

Primeira Notificação Yoast SEO

Na próxima tela, você precisa obter o código de autorização do Google:

Obter Código de Autorização do Google para Yoast

Em seguida você vai se logar na sua conta que irá adicionar este novo site, chamada de propriedade e permitir a conexão:

Logar para Permitir o Código

A próxima tela vai gerar o código. Você precisa copiar este código:

Código de Autorização do Google

Copiado o código, você já pode fechar essa tela e colar na tela de autenticação:

Autenticar o Código de Aurtorização

Aqui acontece o primeiro problema que faz com que grande parte das pessoas desistam de configurar o plugin. Você precisa adicionar esse domínio como propriedade de um novo perfil lá na conta do Google Search Console. Note que até então ainda não existe o perfil adequado do site a ser configurado:

Perfil não existe no Google Search Console

Google Search Console Nova Propriedade

Esse passo é fundamental. Você deve confirmar que o site é seu. Então entre no Google Search Console e adicione uma propriedade, como mostra a imagem:

Adicione uma propriedade no Google Search Console

Confirme, informando o domínio do seu site aqui e clique em Adicionar:

Adicione uma Propriedade

Agora, existem várias formas de se verificar uma propriedade. Dentre elas, a que eu prefiro é a do Upload de arquivo, porque essa é a maneira mais segura. Você envia o arquivo para o seu servidor de hospedagem e uma vez lá, não precisa mais se preocupar com nada. Diferente das outras opções, como a de colar um código no html do site. Assim, se você decidir trocar de tema, por exemplo, o o código se perde.

Então vamos verificar através do upload de arquivo, selecionando “Métodos alternativos” e em seguida “Upload de arquivo HTML”. Agora clique em “Faça o download deste arquivo de verificação HTML”:

Métodos alternativos de confirmação de propriedade

Com o download feito, você precisará subir esse arquivo para a raiz da instalação WordPress do seu servidor de hospedagem via FTP. Se você não sabe como fazer isso, eu tenho um vídeo no YouTube ensinando esse processo passo a passo. Clique aqui para assistir e depois retorne para continuar a configuração:

Arquivo de verificação Google

Arraste esse arquivo para o seu servidor, lá na pasta de instalação do WP:

FTP do Arquivo Google

Feito isso, agora é só confirmar a propriedade:

Verificar Propriedade Google

Prossiga, clicando em “Continuar”:

Continuar verificação Google

Agora você tem o seu site como nova propriedade adicionada:

Nova propriedade adicionada Google Search Console

Você deve repetir o processo agora para confirmar a propriedade com WWW. Você precisa ter registrado as duas formas de acesso aqui. Agora o processo é mais simples. Vá novamente em “Adicione uma propriedade” e confirme a outra forma de acesso. Depois clique em adicionar:

Adicionar propriedade com www também

Pronto! Você já tem as duas formas de acesso adicionadas como propriedades:

Duas propriedades Google Search Console

Agora, uma questão muito importante eu preciso compartilhar com você. Se o seu domínio NÃO for terminado em .com.br, você precisa definir a segmentação internacional para dizer ao Google que você está atuando no Brasil. Então vá na opção “Tráfego de pesquisa” e clique em “Segmentação internacional”:

Segmentação Internacional Google Webmasters Tools

Na próxima tela, marque a opção “Segmentar usuários em” e escolha “Brasil”:

Segmentação Internacional Brasil

Excelente! Para finalizar aqui a sessão do Search Console, vamos escolher o domínio favorito (no meu caso, escolherei o sem www). Para isso clique na engrenagem, no canto superior direito:

Configuraçães do site Google Search Console

Na próxima tela, você vai escolher o domínio de sua preferência e salvar:

Domínio Favorito Google Search Console

Dessa forma você tem a nova propriedade adicionada lá no WordPress. Recarregue a página, escolha o seu domínio e clique em “Salvar Perfil”.

Salvar Perfil Yoast SEO

Como Configurar o Plugin Yoast SEO

Finalmente! Essa parte mais chata já passou, mas tenha em mente que esse processo além de ser chato, é de extrema importância para o SEO do seu site. Agora vamos para a configuração do plugin.

Aqui vou me ater somente ao que é necessário, então se eu pular algum item de configuração, não se preocupe, é porque não são tão importantes assim.

Habilitar Configurações Avançadas

A primeira configuração do plugin é ativar as páginas de configurações avançadas porque, por padrão, o plugin mostra apenas 3 opções:

Plugin Yoast SEO poucas opções por padrão

Vamos ativar as outras opções no painel do plugin, na guia “Recursos”. Habilite as configurações avançadas, como na imagem abaixo. Não esqueça de salvar.

Páginas de configurações avancadas - Plugin Yoast SEO

Títulos e Metadados

Na guia “Tipos de posts” eu costumo alterar o modelo de título para páginas e posts, mostrando apenas o título e a página:

Títulos e metadados Tipos de posts

Social

Mostre ao Google quais são as suas redes sociais. Preencha as que você têm e salve as alterações.

Redes Sociais Yoast

As demais guias específicas você pode ainda selecionar uma imagem padrão para cada rede social. Eu não faço nada mais aqui, porque defino separadamente para cada post que crio.

Sitemaps XML

Para ver o seu sitemap (mapa do site) você pode clicar em Sitemap XML, mas é muito importante que você envie o seu sitemap para o Google Webmasters Tools.

Retorne ao Google Search console, e vá na opção “Rastreamento” e “Sitemaps”:

Search Console Sitemaps

No canto superior direito, clique em “Adicionar/Testar Sitemap”, informe sitemap_index.xml e clique em Enviar:

Enviar Sitemap

Avançado

A primeira guia, Breadcrumbs, se ativada, mostra ao usuário onde ele está dentro do site. Por exemplo: Home>Categoria>Emagrecimento>Post.

Atenção: Dependendo do tema, essa função, mesmo que habilitada, poderá não funcionar aqui. Nesse caso, procure por algum plugin específico ou veja se esse recurso já não vem nativo no seu tema.

Breadcrumbs Seo Yoast

Tudo certo agora! Dessa forma você está pronto para entrar no mercado e brigar de igual para igual com seus concorrentes, mas é claro que SEO não é só isso. Você ainda tem uma longa jornada pela frente. Crie conteúdos realmente importantes e relevantes para o seu público-alvo e as consequências acontecerão ao natural.

Conclusão

Eu espero muito ter ajudado você na sua estratégia e se alguma coisa ficar pendente, alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo. Eu também preparei um vídeo bem detalhado, explicando todos os passos para como configurar o plugin Yoast SEO. Confira e compartilha! <o/

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.