Saber como fazer um roteiro de vídeo para você que é um criador de conteúdo, ou está pensando em começar a gravar os seus primeiros trabalhos, deve conhecer os inúmeros benefícios de se criar um roteiro ou uma pauta antes de começar a gravar. Se ainda não sabe, vou te falar agora.

O roteiro serve principalmente como base para você não se desviar do assunto principal. Imagine que você está gravando e conforme as histórias vêm a sua cabeça, você começa a contar. Para você pode até ser interessante, mas para o seu espectador, com certeza não será.

Dessa maneira o seu público vai ficar com sono e acabar saindo do seu vídeo. Então a ideia é justamente o contrário, deixar o seu público mais interessado. O roteiro vai te ajudar com isso, aumentando significativamente a sua taxa de retenção de público. Mas existem duas técnicas que você precisa diferenciar e saber usá-las, o roteiro e a pauta.

Como fazer um roteiro de Vídeo

Roteiro

Quando você não domina por inteiro o assunto abordado, é altamente recomendável criar um roteiro. Um texto representativo de todas as falas do vídeo. Aqui você precisa ser um pouco ator. Vai ter que decorar as frases, ou as ideias de cada parágrafo.

Você pode ir decorando e gravando e na hora da edição deixar na sequência certa. Dá um pouco de trabalho, realmente, mas os benefícios são muito grandes também.

Pauta

Se você já domina o assunto que vai abordar no vídeo, pode começar elaborando uma pauta, que consiste apenas em salientar os pontos principais do assunto, desse modo você vai atacar exatamente onde precisa.

E como já domina o tema, se permita poder improvisar, quando necessário. Mas não esqueça do próximo tópico. Evite aquelas histórias desnecessárias.

E agora, como começo?

Para dar o pontapé inicial, se você não tem experiência com a elaboração de roteiros ou pautas, a dica ninja aqui é começar a gravar apenas como um teste.

Reserve um ambiente tranquilo para a gravação. Comece falando sobre o que vem a cabeça. Extraia todos os pontos positivos e analise os negativos. Muitas vezes sai boas ideias dos negativos também.

E como a cereja do bolo sempre fica para o final, use o Web Speech. Essa API do Google vai escrever para você automaticamente tudo o que você estiver falando. É simplesmente fantástico.

Google Web Speech

Depois que terminar de gravar esse vídeo teste, copie o texto e monte o seu roteiro a partir dele. Agora ficou muito mais fácil criar um roteiro para o seu vídeo, não é mesmo? Confere no vídeo abaixo tudo isso na prática!

Não deixe de conferir também a técnica incrível para alavancar as vendas com YouTube. Neste artigo, o que proponho é uma simples alteração no visual do seu canal do YouTube que vai te gerar muitas vendas. Confere lá! 😉

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.