Muitas pessoas estão me perguntando sobre ranqueamento de vídeos no YouTube. Quais são as melhores tags, o que escrever na descrição, que tipo de thumbnail converte melhor… Hoje você vai descobrir qual o verdadeiro segredo do algoritmo do YouTube para ranqueamento de vídeos.

O que importa de verdade?

Algoritmo do YouTubeO assunto que mais as pessoas querem saber de mim é sobre as tags. Onde conseguir mais ideias de tags? O que colocar nas tags? Quantas tags devo usar? Existe limite para o uso de tags? E eu realmente não entendo porque essa briga pelas tags… Como se “tags” fossem o coração do YouTube. Se eu tivesse que comparar elas com alguma parte do corpo, eu diria que as tags são a unha do dedão do pé… E você pode viver muito bem sem elas…

E a descrição? Nossa, essa é a medalha de prata, depois da tag. Mas fique tranquilo eu vou te dizer qual a importância da descrição: Quase nenhuma! Agora o título! Ah esse sim… Mentira, tampouco importante… 🙄

Peraí, então você está querendo me dizer nada é importante para ranquear um vídeo no YouTube, sr. Borges??? Isso! Ou melhor, quase isso! Todos esses assuntos colocados na pauta fazem parte dos metadados do YouTube e o objetivo principal deles é indicar o tema do vídeo. Eles não são fatores de ranqueamento propriamente ditos.

Fator de ranqueamento no YouTube

Metadados (título, descrição, tags, thumbnail) dão um norte para o YouTube, ou seja, mostram o verdadeiro significado do conteúdo do vídeo. Eles são muito importantes, principalmente quando controversos e complicados, porque indicam o contexto principal ao qual o vídeo foi inserido.

Atualmente existem muitos vídeos posicionados em primeiro lugar no YouTube e que não têm nenhuma tag neles, você sabia disso? E são vídeos com assuntos extremamente concorridos. Então? Como conseguiriam este feito se metadados fossem fator um de ranqueamento?

Algoritmo do YouTube 2018

Eu coloquei 2018 porque já está mais do que na hora de entender qual o verdadeiro fator de ranqueamento. Esse conceito é um pouco mais antigo, mas antes a guerra era grande CONTRA os metadados. Muita gente perdendo o foco no que realmente importa para deixar um vídeo nas primeiras posições do YouTube.

Conteúdo. Essa é a palavra mágica! Agora é hora de focar no conteúdo e deixar para depois os metadados. Vou te dar alguns exemplos:

O que a maioria faz

Digamos que você pretende criar um vídeo para o YouTube com o título “como fazer batata frita”. O que a grande maioria das pessoas faz é assistir ao primeiro vídeo da lista para esse termo buscado e faz uma cópia com as suas palavras, ou seja, faz um vídeo igualzinho ao que já está lá no primeiro lugar.

Qual a chance, me diga? Qual a chance dessa cópia conseguir chegar no primeiro lugar? Talvez ela consiga chegar na primeira página, depois de alguns meses… Isso se der sorte…

O que deveria ser feito

Agora, pense comigo: Você está determinado a fazer um vídeo sobre batata frita, ok? Mas dessa vez você não se limitou a assistir apenas o primeiro vídeo, também assistiu ao segundo e ao terceiro. Dessa forma adquiriu maior conhecimento sobre o tema.

A partir desse compilado de informações você cria um vídeo próprio, com o que viu de melhor nos vídeos assistidos. Agora sim, independente dos metadados, o seu vídeo vai ranquear bem, sim. Resumindo, não copie, reúna o que viu de bom em mais de um vídeo e crie o seu próprio conteúdo.

Também existem os conteúdos de difícil assimilação ou escassos. Para esses casos, você pode criar um vídeo tentando explicar esse conteúdo de uma forma mais simplificada, mais lúdica. Essa é uma excelente forma de ranqueamento, como eu fiz no vídeo curso VPS, que você pode entender melhor no vídeo abaixo desse artigo.

Então eu posso dizer que finalmente entendi o algoiritmo do YouTube. Assim como acertei a mão para palavras-chave como “Curso VPS”, “Domínio grátis”, “Trocar hospedagem WordPress”, “tags para youtube”, “tema Dazzling WordPress”, etc… Pesquisa lá, você vai me encontrar. 😉

E por quê eu acertei a mão? Porque realmente tenho um conteúdo de valor para entregar. Nenhum vídeo é cópia da cópia… E é exatamente isso que você deve buscar, se quiser dominar o YouTube. Seja original, com conteúdo relevante para seu público e principalmente, prenda a atenção do seu espectador, com a…

Taxa de retenção de público

Para entender melhor os conceitos da retenção de público, eu deixei aqui um infográfico mostrando tudo o que você precisa colocar em prática no seu canal.

Clique sobre a imagem para visualizar em pdf:

Infográfico Retenção de Público no YouTube

De nada adianta se esforçar para ficar em primeiro lugar no YouTube, se você não consegue reter a atenção do público por mais de 10 segundos. E este é outro fator de ranqueamento: o quão bom você é para hipnotizar as pessoas?

Quando um vídeo inicia, você já começou a perder audiência. Aceite isso. Mas pensando assim, você começa a prestar mais atenção no tamanho das vinhetas, começa a se preocupar em deixar claro já de início qual o objetivo do vídeo, em não se desviar do assunto principal, em dar presentes para quem ficar até o final, enfim… Começa a ficar atento ao que estão comentando nos vídeos, a tudo…

Para finalizar

Se você deseja dominar o YouTube, tudo o que precisar fazer é colocar as palavras deste artigo em prática no seu canal, o segredo do algoritmo está bem aqui diante dos seus olhos. Agora é com você, crie conteúdos matadores, avalie a sua concorrência e liste os seus pontos fortes e fracos.

Com isso é partir para o abraço. Existem ainda mais 2 fatores que não mencionei aqui, mas sim no vídeo que fiz para o YouTube, é claro. Se você quer saber, o vídeo está aqui abaixo.

Se este artigo foi transformador para você, assim como estou imaginando que foi, não deixe de compartilhar com seus amigos essa informação.

Um grande abraço! E nos vemos em breve! <o/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.